Tangará da Serra recebe evento sobre sementes crioulas nesta sexta

Com objetivo de traçar ações que visam dar mais independência ao produtor rural, a Secretaria Municipal de Agricultura e o Núcleo de Políticas para Economia Solidária (Nupes) realizarão nesta sexta-feira, 12 de julho, o ‘Encontro Sobre Projeto Casa de Sementes Crioulas’ em Tangará da Serra.

O evento acontecerá no auditório da unidade experimental da SEAPA. De acordo com o secretário de Agricultura, Ander Santos, agricultores e população interessada poderão participar do evento, que visa debater a autonomia para agricultura do futuro.

“Esse encontro busca uma liberdade para o produtor em sua propriedade. A semente crioula foi se perdendo com o passar do tempo e a gente tem essa vontade de resgatar essa cultura aqui em Tangará da Serra”, comentou o secretário, ao destacar que semente crioula são grãos tradicionais, ou seja, que foram mantidos e selecionados por muito tempo através da agricultura familiar, guardando em si a riqueza natural da terra.

“A intenção é buscar autonomia para o produtor ter um banco de sementes dentro de sua propriedade. Com isso, o produtor tem mais estabilidade sem depender tanto de insumos para produzir. É algo mais adequado para agricultura familiar”, finalizou.

Fonte: Diário da Serra

Comentários Facebook