Deputado, governador e lideranças locais discutem situação do distrito Jarudore

Foto: VÂNIA NEVES / ASSESSORIA DE GABINETE

Nesta terça-feira (16), o governador do Estado Mauro Mendes (DEM), atendeu a agenda requerida pelo deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, para tratar da situação do distrito Jarudore, localizado no município de Poxoréu, onde  recentemente os moradores foram surpreendidos por decisão da Justiça Federal a desocuparem uma área de extensão de 4.706 hectares, ocupada por cerca de 1.900 pessoas que sobrevivem da agricultura familiar.

Para o deputado Nininho, que acompanha a situação desde 2016 quando foi formada uma comissão do distrito, acompanhados da ex-prefeita Jane (PSD) e vereadores, essa decisão deve ser tratada com muita responsabilidade.

“Ainda recordo quando o sr. Nilton, morador da área há 70 anos contou sobre a ocupação da população, quando um decreto estadual de 1958 criou o distrito da Paz de Jarudore. Nós temos relatos de pessoas antigas de que os índios não tinham morada permanente naquelas terras. Não somos contra o povo indígena, mas estamos falando de pessoas que até os dias de hoje trabalham de sol a sol, que criaram suas famílias e não podemos deixar que as vidas dessas pessoas retrocedam e sejam impactadas com essa decisão”, ratificou o deputado.

O governador disse estar à disposição para interceder pela população atingida com a decisão. “Nós respeitamos a decisão da Justiça, porém não concordamos. Por esse motivo, o governo do estado está na ação e iremos tomar todas as medidas legais e cabíveis para que possamos garantir o direito dessas famílias. Respeitamos os nossos irmãos índios, mas as famílias que estão há mais de 60 anos também precisam do nosso reconhecimento e respeito”, afirmou Mauro Mendes.

Participaram ainda da reunião os deputados estaduais Thiago Silva (MDB), Sebastião Rezende (PSC), o chefe de gabinete do deputado Max Russi (PSB), Ademir Gaspar, o prefeito de Poxoréu Paim, os vereadores Giovane Conceição (MDB), Nathane Vilela (PSD), Agnaldo Batata (DEM), Edson Tur (PSB) e lideranças políticas.

Comentários Facebook