Praça ao lado da igreja católica da Vila Alta é nomeada em homenagem a fundador da Vila Santa Terezinha: Waldemar Malaco

Praça Waldemar Malaco (Foto: Alexandre Rolim)

Uma praça, localizada ao lado da Paróquia Santa Terezinha, na Vila Alta, foi nomeada em homenagem a um pioneiro de Tangará da Serra, Waldemar Malaco, que teve contribuição ímpar para o crescimento e desenvolvimento da cidade ao longo de quatro décadas. O tributo ocorreu após apresentação de projeto de lei na Câmara Municipal pela vereadora Dona Neide (MDB), o qual foi aprovado por todos os vereadores e sancionado pelo prefeito Fábio Junqueira (MDB).

Praça Waldemar Malaco/Ao fundo a Igreja Sta. Terezinha e caixa d’água do Samae (Foto: Alexandre Rolim)

Dona Neide justifica que Waldemar Malaco, que fixou residência na Vila Santa Terezinha por 43 anos, é digno da homenagem, emprestando seu nome a uma praça que está localizada exatamente no coração da comunidade que ele tanto amou, se dedicou e ajudou a construir.

Waldemar nasceu em São Paulo, em 28 de setembro de 1936, e chegou a Tangará da Serra no dia 28 de dezembro de 1972, já oriundo do Paraná. Com ele, vieram sua esposa Maurinda Giocopini Malaco e seus quatro filhos: Neide Aparecida Malaco, Nilza Aparecida Malaco, Valdir Aparecido Malaco e Neusa Aparecida Malaco. A família fixou residência em uma chácara, que após três anos foi loteada e denominada Vila Santa Terezinha. Neste local, seus filhos cresceram e construíram suas famílias vindo os netos e os bisnetos.

Waldemar Malaco em foto feita em 2015 (Foto: Arquivo da família)

Waldemar Malaco participou de várias atividades relacionadas ao desenvolvimento municipal, como a criação da liga esportiva do Esporte Clube Vila Alta, a fundação e construção da Igreja Católica Santa Terezinha (hoje paróquia), onde atuou como presidente por oito anos, sendo o doador dos terrenos para a construção do templo, e doador do terreno para construção do Posto de Saúde da Comunidade Vila Santa Terezinha. Além disso, ele fez parte da Associação de Pais e Mestres da Escola Estadual Vereador Ramon Sanches Marques.

Desde que chegou a Tangará da Serra, Waldemar Malaco fixou residência na Vila Santa Terezinha, onde morou por 43 anos, até o seu falecimento, ocorrido no dia 05 de novembro de 2015.

“Waldemar Malaco, homem muito comunicativo, que cativou a todos, muito amigo e que amou muito este município, por isso merece essa homenagem”, justifica Dona Neide.

A praça -, que está localizada mais precisamente ao lado da Igreja Santa Terezinha, entre as ruas Francisco Carneiro da Silva, Rua Osvaldo P. de Araujo e Rua 06, no Bairro Santa Terezinha -, desde maio de 2019, passou a se chamar Praça Waldemar Malaco.

Comentários Facebook