Comer fora de casa: dicas para escolher as opções mais saudáveis

Minha Saúde

Comer fora de casa é uma delícia e um ótimo programa social. Comer fora de casa de maneira saudável é melhor ainda. Seja por prazer ou necessidade, é importante ficar de olho no que se está consumindo. Para isso, preparamos algumas dicas que vão ajudar a escolher as opções mais saudáveis e ter uma refeição equilibrada em restaurantes.

Olhe o cardápio antes de chegar ao restaurante

Hoje em dia, encontrar alimentos saudáveis facilmente nos restaurantes. Porém, é preciso saber fazer boas escolhas. E isso começa antes mesmo de chegar ao restaurante. O ideal é que sempre avaliar os menus online dos locais, para assim saber qual oferece mais opções nutritivas e saudáveis.

Dessa forma, é possível já ir para o restaurante sabendo o que vai pedir. Além disso, as escolhas devem ser feitas considerando as demais refeições ao longo do dia. Se comeu bastante no almoço, pode escolher algo mais leve no jantar.

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Coma devagar

Outra dica é lembrar sempre de comer devagar. Nosso cérebro demora cerca de 20 minutos para receber a mensagem de que o estômago não está mais com fome. Por isso, comemos menos quando comemos devagar.

Faça do programa uma atividade física

Um bom começo é optar por um restaurante que seja possível ir a pé. Assim, é possível fazer uma atividade antes e depois da refeição. Além de evitar dificuldades com transito e estacionamento, um passeio rápido ajuda a digestão.

Comer fora de casa de maneira saudável exige equilíbrio

Tente escolher pratos na quantidade adequada e com ingredientes equilibrados. Para isso, inclua todos os diferentes grupos de alimentos, como proteína magra, laticínios com baixo teor de gordura, frutas, legumes e grãos integrais.

Para completar sanduíches, escolha opções vegetarianas, incluindo alface, tomate, abacate e cebola. Além disso, se estiver usando condimentos, escolha ketchup, mostarda, molho ou salsa. Complete a sua refeição pedindo acompanhamentos saudáveis. Algumas opções são salada, batata cozida ou frutas. Você pode ainda aumentar o valor nutricional de sua batata cozida acrescentando legumes, salsa ou pimentão.

Acrescente itens, ao invés de retirar

Ao invés de se concentrar no que você deve evitar, pense em quais alimentos gostosos e saudáveis você pode acrescentar. Por isso, procure por pães integrais, massas e acompanhamentos. Opte por alimentos com gorduras saudáveis, como azeite, abacate, nozes e sementes. Além disso, não se esqueça de pedir muitas frutas e legumes. É importante também escolher carnes magras, como peru, frango ou peixe.

Não vá ao restaurante com tanta fome

Se você chegar no restaurante morrendo de fome, vai acabar comendo muitas coisas desnecessárias antes mesmo do prato principal chegar. Se você está faminto antes de sair, coma um pequeno lanche, como um pedaço de fruta. Ou, no restaurante, peça algo leve como entrada, como uma sopa ou salada.

Observe a descrição dos pratos

A maneira como um prato é descrito em um menu pode lhe dar pistas de como ele está preparado. Procure palavras que incluam “grelhado” ou “cozido no vapor”, o que significa que a comida é cozida com menos gordura. Evite pratos que sejam fritos, empanados e com molhos gordurosos.

Faça perguntas sempre que necessário

Não tenha vergonha de solicitar informações sobre sua refeição. Pergunte sempre se é possível fazer substituições saudáveis, como trocar a batata frita por salada. Você também pode pedir que os itens sejam preparados com menos óleo ou queijo, pedir ao garçom para tirar a cesta de pão e servir salada com molho ao lado.

Há ainda a possibilidade de pedir por pratos vegetarianos ou perguntar se o frango pode ser grelhado, ao invés de frito. Tenha em mente que a maioria dos restaurantes não se incomodará em atender seus pedidos.

Sendo assim, se você gosta de comer fora, não pense que você tem que parar se estiver em busca de uma vida saudável. Com algumas preparações e substituições, é possível pedir refeições que sejam tão nutritivas quanto as que você prepara em casa.

As dicas são da Academia de Nutrição e Dietética dos EUA .

Fonte: IG Saúde
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