Alto Garças recebeu mais uma vez o trabalho Social do SAS

O Sertões tem um projeto de quatro anos com o objetivo de evoluir ao ponto de ser o maior rally do mundo. O plano é realizar uma prova inédita, “do Oiapoque ao Chuí” em 2022, quando se comemoram os 200 anos da Independência do Brasil e 30 anos do Sertões, cruzando as cinco regiões do país.

O Sertões:  Na sua 27ª Edição trouxe muitas novidades. Projeta o futuro em três dimensões: Esporte, Social e Turismo. O lado competitivo da prova evolui com novos desafios de navegação, velocidade e tecnologia. O Lado Social, também conhecido pelo trabalho do S.A.S. (Saúde e Alegria nos Sertões), praticamente dobrou a sua capacidade de atendimento das populações sertanejas por onde o Sertões passa. Cidades remotas com população carente.

A segunda etapa do S.A.S. (Saúde e Alegria nos Sertões) foi realizada no dia 25/08 na escola agrícola do município, onde foram realizados vários procedimentos e atendimentos para a população. (Confira o Relatório dos atendimentos no final da matéria e se preferir baixe o documento anexo no link).

A Prefeitura na sua contra partida dispôs do local para atendimentos nas duas etapas, sendo a primeira no dia 14 de junho de 2019, onde em parceria com o Rotary Clube de Alto Garças, foi disponibilizado a sede do Rotary Clube, para a realização da triagem dos pacientes dermatológicos e as mulheres para a coleta do Exame de Cobas, dentro da faixa etária de 30 a 60; E para a 2 etapa, foi disponibilizado a Escola Municipal Agrícola Dr. Tancredo de Almeida Neves, utilizando desde o pátio e as salas de aula para realizar todos os procedimentos.

Bem como apoio logístico, e com os profissionais da atenção básica e vigilância ambiental, para organizar e apoiar a ação no dia 25 de agosto de 2019, na escola Agrícola.

Dando suporte caso necessário nos imprevistos diários dos atendimentos prestados no dia 25 de agosto, bem como sequencia de entrega de resultados, acompanhamentos e distribuição dos óculos encaminhados posteriormente.

Os gastos para o município: Totalizando R$ 8.310,00 o município entrou ainda com a contrapartida de alimentação para os 48 (quarenta e oito) voluntários que acompanham a expedição do S.A.S , sendo 48 jantas no dia 24 de agosto, 48 almoços no dia 25 de agosto e 48 jantas no dia 25 de agosto, bem como a hospedagem para os menos voluntários no dia 24 e 25 de agosto de 2019.

No dia da ação dia 25 de agosto de 2019, foi oferecido lanche da manhã e da tarde, estes arrecadados em forma de doação de pessoas da comunidade. “A Organização da Saúde e Alegria nos Sertões” manifestou interesse em realizar nova parceria futura com o município de Alto Garças.

A economia para o município com os atendimentos e procedimentos realizados pela S.A.S. nas duas etapas da expedição chega a aproximadamente – RS 97,667,00 seguindo tabela SUS e processo licitatório do município.

Estrutura da Ação  

Mais de 60 médicos voluntários viajam acompanhando a prova em quatro carretas ambulatório. Eles atendem a população nas especialidades de oftalmologia pediátrica (óculos para as crianças), ginecologia, oncologia, dermatologia e odontologia. Em casos de pacientes mais graves, o S.A.S. continua com o tratamento depois da prova através da telemedicina. O projeto é apoiado pelo Hospital Albert Einstein e pela farmacêutica Roche.

Economia e retorno

O Rally dos Sertões movimenta toda a cadeia produtiva das cidades por onde passa. Cerca de 1.700 pessoas que compõem a caravana da competição fazem compras e usam serviços locais durante a prova, como hotéis, supermercados, bares e restaurantes; postos de gasolina, farmácia, lojas, serviços de manutenção de veículos e muito mais. Outro fator importante é a divulgação das cidades, roteiros turísticos e das belezas naturais dos estados através da mídia.

Alto Garças só tem a agradece aos projetos do S.A.S  Rally dos Sertões pela parceria, o Munícipio se coloca a disposição novamente para apoiar o projeto no que for necessário.

Fonte: AMM
Comentários Facebook