Jangada recebe 10ª edição do mutirão da Assembleia Social

Foto: KAREN MALAGOLI / ALMT

Foto: KAREN MALAGOLI / ALMT

Foto: KAREN MALAGOLI / ALMT

Quase 700 serviços gratuitos foram prestados na 10ª edição deste ano do mutirão da Assembleia Social, desta vez, realizada na Câmara Municipal de Jangada (80km de Cuiabá), na última sexta-feira (8).

Quando a equipe do braço social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso chegou ao local, antes das 8 horas, centenas de jangadenses já aguardavam os atendimentos, que seguiu até o início da tarde do mesmo dia.

Foram oferecidos serviços de cidadania – emissão do RG (primeira ou segunda via), orientações da Defensoria Pública e do Procon; de bem-estar – design de sobrancelhas e massagem, esmaltação de unhas, maquiagem e corte de cabelo; de orientações em saúde – medição de pressão arterial e cálculo da massa corpórea; e recreação com as crianças presentes. Para animar a manhã, houve apresentação ao vivo de Daniel Trajano no violão e na voz.

A diretora da Assembleia Social não esconde o orgulho de promover a 10ª edição apenas em 2019. “O que é legal de nossos mutirões é que a gente traz desde o Espaço Cidadania [da ALMT] até uma maquiagem. Nosso objetivo é trazer dignidade e acolhimento às pessoas. A gente tem um carinho especial pelos mutirões, porque é onde a gente, de fato, se aproxima da comunidade, pode abraçar e agradecer as pessoas e cumprir o nosso papel enquanto Poder Legislativo”, enaltece.

O serviço de maior demanda foi a emissão de identidade. Todos os interessados foram atendidos, sendo que aqueles que não puderam finalizar o procedimento de emissão de RG – por exceder o tempo do mutirão – receberam os procedimentos necessários para emitir sem custo pelo posto de atendimento da Prefeitura de Jangada.

Seu Mirno Benedito Santana, de 77 anos, conseguiu solicitar sua identidade. Acompanhado pela filha, aguardou pacientemente sua vez. Ele solicitou a segunda via, porque o RG que porta está com foto ainda em preto e branco. “Vim trocar meu documento, porque já está muito velho”, sintetizou.

Para cortar o cabelo, a fila era quase que exclusiva de meninos (com idade aparente de até uns 10 anos). Dona Umbelina Lima da Costa, de 64 anos, quebrou o “padrão” e aproveitou a oportunidade para mudar o visual. Fez novo corte e pintou as unhas. “Aqui você não encontra cabeleireiro, é difícil”, e completou dizendo que gostou muito.

A solicitação do mutirão para Jangada foi da liderança local conhecida como Júnior de Paula. O morador comemorou o resultado da ação e agradeceu. “Aproveito para agradecer à Assembleia Legislativa por trazer este projeto para a nossa comunidade”.

Foram parceiros desta edição a Câmara Municipal de Jangada, o Centro de Ensino Técnico Mato-grossense (Cetem), o Espaço Cidadania, a Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado (Politec), a Defensoria Pública de Mato Grosso, o Procon, a ONG Autoestima e a Ariel Internet.

Comentários Facebook