Maio Amarelo: inscrições para o Festival de Trânsito estão abertas


Apresentação das peças teatrais acontece a partir de junho, quando é realizada a 1ª etapa em Campo Verde

No mês do Movimento Maio Amarelo, em que diversas entidades públicas e privadas se mobilizam em torno das ações de educação para o trânsito, centenas de estudantes do Mato Grosso também tratam o assunto. Eles vão participar do 16º Fetran (Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito), promovido pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) e parceiros, e que está com inscrições abertas até o dia 25 deste mês.

No ano passado, foram 80 peças teatrais inscritas e este ano a expectativa é que sejam cerca de 100. Podem participar escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio, educação especial e profissionalizante. As inscrições são realizadas pela internet no endereço http://www.mt.fetran.com.br/, onde também está disponível o regulamento do festival.

As peças teatrais são escritas, dirigidas e encenadas por estudantes com a ajuda dos professores e tem como tema o trânsito. As apresentações acontecem a partir de junho em etapas realizadas em todas as regiões do Estado, sendo a final em Cuiabá no mês de setembro.

O Fetran Teatro nasceu em Mato Grosso há 16 anos e serviu como base para o Fetran Pedagógico – ações desenvolvidas pela PRF nas escolas em todos os estados. O evento é organizado pelo Grupo de Educação para o Trânsito (Getran) da PRF. O objetivo é estimular a produção cultural no ambiente escolar e sensibilizar as pessoas quanto à responsabilidade de cada um para um trânsito seguro.

Muitos estudantes que participaram do evento hoje são motoristas que se formaram com a consciência de que é preciso ter mais responsabilidade no trânsito. Alguns se tornaram atores profissionais e seguem levando as mensagens da educação para o trânsito por meio da arte.

O Código de Trânsito Brasileiro prevê em seu artigo 76 que a educação para o trânsito será promovida desde a pré-escola até o ensino superior por meio dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, do qual a PRF faz parte.

PARCEIROS
Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT), Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (DETRAN/MT), Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), Prefeituras Municipais de Campo Verde, Primavera do Leste, Querência, Campos de Júlio, Sorriso e Várzea Grande.

ETAPAS
03 a 07/06/2019 – Etapa Aricá Mirim – Campo Verde
17 a 21/06/2019 – Etapa Araguaia – Primavera do Leste
01 a 05/07/2019 – Etapa Xingu – Querência
12 a 16/08/2019 – Etapa Guaporé – Campos de Júlio
26 a 30/08/2019 – Etapa Teles Pires – Sorriso
09 a 13/09/2019 – Etapa Cuiabá – Várzea Grande
23 a 27/09/2019 – Etapa Mato Grosso – Cuiabá

Texto: Neocleciana Gonçalves – NUCOM PRF MT

Comentários Facebook