Novas propostas de fluxo de processos de Levantamento e Monitoramento são discutidas


 Secretário-geral do Controle Externo do TCE-MT, Volmar Bucco

Consultores jurídicos e chefes de Gabinete do Tribunal de Contas de Mato Grosso apreciaram as propostas da Secretaria-Geral de Controle Externo (Segecex) para fluxos e regulamentações dos processos de Levantamento e Monitoramento. Em reunião na tarde desta terça-feira (28/05), o secretário-geral do Controle Externo, Volmar Bucco, e o chefe de Gabinete da Presidência, Glauber Tocantins, colheram as percepções dos participantes a respeito do cotidiano de trabalho frente a tais processos, assim como sobre as novas propostas.

As propostas foram apresentadas pelo auditor Rodrigo Ares, que explicou os conceitos de processos de Levantamento e Monitoramento e ressaltou a importância de se definir as estratégias de fiscalização que vão embasar cada um. O Levantamento visa a compreensão do objeto de análise em seu ambiente, contextualizado. Já o Monitoramento é a verificação do cumprimento das recomendações feitas pela Corte de Contas.

Na avaliação de Glauber Tocantins, o objetivo em alinhar e ajustar o que foi inicialmente pensado foi atingido. “Vemos uma construção de algo coerente sobre os instrumentos de fiscalização, bem como os princípios do que se pretende com Levantamentos e Monitoramentos, a partir disso, será levado ao Colegiado de membros uma proposta mais robusta”, afirmou.

 Chefe de Gabinete da Presidência do TCE-MT, Glauber Tocantins

Volmar Bucco ainda explicou que ainda que tenham sido ouvidos todos durante a reunião, foi dado o prazo de uma semana para análise mais aprofundada e que possam trazer novas contribuições. “Não só atingimos o objetivo da reunião como também avançamos em relação ao aperfeiçoamento dos instrumentos de fiscalização”, concluiu Bucco.

Nesse sentido, o consultor jurídico do Gabinete do conselheiro interino Luiz Henrique Lima, Luiz Carlos de Azevedo, avaliou que as discussões foram muito proveitosas e enalteceu a iniciativa da Segecex em ouvir os envolvidos diretamente nos Levantamentos e Monitoramentos. “A finalidade é sempre chegar ao cidadão e ficou muito clara essa preocupação por parte de todos”, finalizou.

Comentários Facebook