PRF MT inicia campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes


Palestra foi ministrada pela Comissão de Direitos Humanos para crianças e adolescentes atendidos pelo CRAS de Cuiabá

Na tarde de quarta-feira (08), por meio da sua Comissão Regional de Direitos Humanos, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mato Grosso deu início a Campanha Preventiva dos crimes relacionados ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (ESCA).

Uma palestra educativa foi ministrada para crianças e adolescentes atendidos pelo CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) de Cuiabá. Além de serem ressaltados os direitos dos menores, foram explicados os tipos de violência que podem ocorrer com eles – física, negligência, psicológica e sexual, por meio do abuso e da exploração. Os policiais utilizaram uma linguagem simples, de fácil compreensão e lúdica para que a mensagem pudesse ser compreendida.

Também foi destacado o trabalho da PRF no combate a esse tipo de crime, por meio do levantamento dos pontos vulneráveis à ocorrência de ESCA nas rodovias federais com o Projeto MAPEAR, bem como sobre os canais de denúncia que podem ser utilizados.

A palestra foi um sucesso, tendo a participação intensa dos assistidos, que foram informados sobre o tema e também da origem do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes (Dia 18 de Maio), instituído pela Lei nº 9.970/00.

A ação considera que 18 de Maio é data do calendário nacional da PRF, como de relevância para a área de Direitos Humanos, inserida no calendário em 2016 em ação articulada entre CNDH e DIROP (Diretoria de Operações).

CRDH-MT (Comissão Regional de Direitos Humanos da SRPRF-MT)

Comentários Facebook