‘Saímos cidadãos mais conscientes e ativos’, definem participantes do TCEstudantil


 TCESTUDANTIL
 Estudantes do curso de Direito da Universidade de Cuiabá acompanharam a sessão plenária do TCE-MT

O Plenário Benedito Vaz de Figueiredo, onde acontecem as sessões de julgamentos do Tribunal de Contas de Mato Grosso, recebeu 120 estudantes de direito da Universidade de Cuiabá (Unic) na manhã da última terça-feira (28/05). Na ocasião, o presidente do TCE, conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto, saudou os alunos e professores presentes e passou a palavra ao conselheiro Guilherme Antonio Maluf, que discorreu sobre a função do TCE e sua relevância junto à Administração Pública “orientando, fiscalizando e monitorando as ações dos gestores”. A visita compõe a programação do TCEstudantil.

 O grupo de alunos visitante foi saudado pelo conselheiro Guilherme Antonio Maluf

Segundo o conselheiro Maluf, todo o trabalho do Tribunal tem representado avanços para a sociedade e “isso só é possível porque a instituição se preocupa em planejar, programar, controlar e com o incentivo à participação social, em especial de operadores do Direito, como serão todos os estudantes presentes, e é preciso estarem atentos ao Portal do TCE a fim de verificarem a aplicação dos recursos públicos”.

A estudante do 10º semestre, Débora Araújo de Oliveira, disse que a experiência “deixou claro o compromisso do TCE em formar jovens cada vez mais críticos em relação à fiscalização, à qualidade e ao compromisso com nosso Estado. Nós que não temos o costume cotidiano de buscar informações, a partir de agora, conhecendo os espaços de Transparência do TCE, vamos ser mais ativos. Não imaginava que era tão simples participar”.


“Isso só é possível porque a instituição se preocupa em planejar, programar, controlar e com o incentivo à participação social, em especial de operadores do Direito, como serão todos os estudantes presentes, e é preciso estarem atentos ao Portal do TCE a fim de verificarem a aplicação dos recursos públicos”
Guilherme Antonio Maluf
CONSELHEIRO DO TCE-MT 
 Jean Felipe Soares, estudante do 8º semestre do curso de Direito

Nesse sentido, o aluno do 8º semestre, Jean Felipe Soares, contou que “a visita dá uma dimensão do que é o direito na prática. Ao longo do curso ficamos imersos em muita teoria, o que é bom, pois força o senso crítico, mas quando podemos ver qual a aplicação pra isso, por exemplo, ao assistir a sessão plenária, percebemos como as coisas acontecem na prática. Outro aspecto importante da visita é perceber o impacto do direito na sociedade”.

O intuito de formar cidadãos mais conscientes também foi destacado pelo professor do Núcleo Jurídico da Unic, Raul Cláudio Brandão, que ainda destacou o fato do TCEstudantil estar de acordo com o que a instituição de ensino busca na formação de seus alunos. “Hoje temos uma preocupação em fazer com que os alunos entendam a amplitude do direito e onde possam ter uma atuação. Ao trazer pra vida prática, pensamos não somente na formação acadêmica, mas no desenvolvimento profissional”.

Tribunal em Contas: Uma Lição de Cidadania
6ª Edição

Esta história em quadrinhos foi desenvolvida com o objetivo de estimular nos estudantes a vivência de valores fundamentais para o exercício da cidadania e do controle social. Além disso, a obra esclarece de forma didática o funcionamento do Tribunal de Contas.

ACESSE A VERSÃO DIGITAL

Comentários Facebook