AMM mobiliza os municípios para as atividades da Semana do Meio Ambiente


A 15ª edição da Semana do Meio Ambiente teve início nesta segunda-feira (3), em Cuiabá, com o tema “Meio Ambiente – Gestão Compartilhada. Com uma ampla programação, o evento é realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, e conta com a parceria da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, que mobiliza os gestores municipais. As atividades incluem mesas redondas, palestras, apresentação de cases de gestão ambiental, oficinas, exposições fotográficas e exposição de atitudes sustentáveis.
O presidente da AMM, Neurilan Fraga, disse que o tema é de grande interesse para os municípios, que estão cada vez mais atentos à necessidade de garantir o desenvolvimento sustentável, preservando os recursos naturais e a biodiversidade. “Entendemos ser importante criar uma agenda positiva, com práticas inovadoras que contemplem o atendimento das demandas pelos governos locais. Para isso é fundamental uma cooperação efetiva entre os entes federados para fortalecer os municípios e auxiliá-los a adotar modelos de gestão eficientes, sustentáveis e integrados”, assinalou. Fraga destaca que o meio ambiente integra a pauta municipalista nacional e que a AMM está acompanhando de perto as discussões sobre o tema em Brasília e também no estado.

A coordenadora da Central de Projetos da AMM, Ana Catarina Souza, ressaltou que a Associação possui uma equipe especializada, responsável pela elaboração de projetos de licenciamento ambiental, cujas aprovações são pré-requisitos para a edificação de obras nos municípios, como pavimentação, estradas, pontes, barragens, indústria ou agroindústria de produtos alimentares, entre outros empreendimentos. “Recebemos durante todo o ano, muitas solicitações dos gestores para a elaboração dos projetos que beneficiam os municípios. Nossa meta é sempre apresentar um trabalho de qualidade e contribuir com o desenvolvimento das regiões. A questão ambiental é uma prioridade para a nossa equipe” garantiu.
A programação da Semana do Meio Ambiente acontece com uma caminhada ecológica no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá, além de oficinas e exposições fotográficas.
Nesta terça-feira, serão realizadas visitas técnicas Águas Cuiabá, Centro Sebrae de Sustentabilidade, Coca-Cola, Horta Estrela e Lacan – Laboratório de Permacultura e Bioconstrução. No dia em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, entidades governamentais e privadas apresentam projetos que são referência na área ambiental, como, por exemplo, o projeto Água para o Futuro do Ministério Público Estadual que realiza um trabalho de mapeamento e recuperação de nascentes na Capital, já a empresa Águas Cuiabá irá apresentar o Plano de Saneamento para o município. A Fiemt expõe os resultados obtidos pelo Renovabio e o Juvam colabora com a apresentação do programa de arborização Verde Novo. O premiado Centro de Sustentabilidade do Sebrae e o modelo de ecoturismo implementado pelo Sesc Pantanal também estarão em pauta.
Os participantes do evento poderão acompanhar quatro mesas redondas que reunirão especialistas de diversos segmentos para debater o Combate ao Desmatamento Ilegal; Educação Ambiental Compartilhada; Ambiente Urbano e Mato Grosso no contexto das Mudanças Climáticas: Oportunidades e Desafios. Paralelamente aos debates, também serão realizadas exposição de trabalhos e feira demonstrativa. As palestras e debates serão realizadas no dia 06 de junho no Centro Universitário Unic – Beira Rio II.
O encerramento das atividades será feito com palestra magna do doutor em Direito Tributário Ambiental, Werner Grau Neto. O advogado irá falar sobre “O Ambiente Institucional e o Risco de Judicialização da Questão Ambiental” no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso/OAB-MT.
No domingo à tarde (09), será realizada uma feira com produtos da Agricultura Familiar no Parque das Águas. Os frequentadores da área de lazer também poderão ver o desfile da fanfarra dos Desbravadores e Aventureiros e conhecer os projetos da Secretaria Adjunta de Turismo do Estado. Na oportunidade, será realizada ainda uma feira de adoção de animais.
As inscrições para todas as atividades são gratuitas e podem ser realizadas pelo link: http://bit.ly/XVSemanadoMeioAmbiente.

Comentários Facebook