CNM Qualifica abordará gestão da saúde nos municípios


Nos dias 05 e 06 de junho (quarta e quinta-feira) a Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM receberá gestores municipais de todas as regiões do estado para mais uma etapa do CNM Qualifica. Dessa vez, o tema abordado será a gestão da Saúde nos municípios. O programa, que é uma realização da Confederação Nacional dos Municípios, em parceria com as entidades municipalistas estaduais, tem como objetivo capacitar os servidores municipais em áreas fundamentais para a gestão.

O programa foi apresentado aos gestores municipais pelo presidente da CNM, Glademir Aroldi, durante a XXII Marcha a Brasília. Na ocasião, Aroldi ressaltou que os temas escolhidos para as capacitações também fazem parte de matérias que tramitam no Congresso Nacional.

As inscrições são gratuitas aos municípios filiados à CNM e devem ser realizadas no hotsite do programa.

Confira a programação completa do evento:

GESTÃO DA SAÚDE NOS MUNICÍPIOS

Obs.: As inscrições são gratuitas a municipios filiados contribuintes a Confederação Nacional de Municipios – CNM.

1º dia

 

Horário

Tópico/ Atividade

08h30

Credenciamento

 

Temas

9h15

Fala Institucional

9h40

Panorama da Saúde/ CNM– Plataforma Êxitos- Panorama da Saúde- Programas/ Ações em Saúde da ABS

10h20

Contexto da Política Nacional de Pública em 2019– A situação do Programa Mais Médicos;- Pagamento do Piso dos Agentes Comunitários e de Combate a Endemias.

11h30

Entidades Municipalistas no âmbito da SaúdeConfederação Nacional de Municípios (CNM)Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde – CONASEMSRede de Consórcios

12h15

Intervalo

13h30

Organização do SUS– As portarias de Consolidação de 2017

15h

Conceitos em Saúde – Conceituar para otimizar a execução do planejamento e financiamento.

15h40

Gestão de Pessoas&Financiamento– Qualificação dos Profissionais sem aumento direto de gastos.

16h

Promoção & Saúde – Portaria 2436/ 2017: Política de Atenção Básica. – Tópicos das Políticas de Saúde Mental, Vigilância em Saúde e Assistência Farmacêutica.

18h00

Encerramento

2º dia

Temas

9h

Financiamento da Saúde nos Municípios– Atualização dos valores e uso dos recursos;- Fonte de dados do financiamento Federal em Saúde;-Tipos de repasses na Saúde, – Uso adequado segundo Portarias,- LC 141/2012;- Uso dos recursos das emendas,Resoluções e NT da Secretaria do Tesouro Nacional (STN),- Prestação de contas.

11h

Fonte de dados para o Planejamento em SaúdeUso e manuseio do DATASUS e e-Gestor com possíveis arranjos para qualificação da gestão local.

11h30

Instrumentos de Planejamento e Avaliação da Saúde: – LC 141/2012 e Plano e Relatórios Municipais e Programação Anual de Saúde;Lei 8142/ 1990: Controle Social como avalizador do planejamento.

12h00

Judicialização da Saúde.

12h30

Encerramento

 

 

Comentários Facebook