SUGESTÃO DE PAUTA – Prefeitura comemora Dia do Meio Ambiente com encerramento de Gincana Ecológica e curso de Monitor Ambiental


Tchélo Figueiredo

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá realiza nesta quarta-feira (5), Dia do Meio Ambiente, o encerramento da 9ª Gincana Ecológica. A comemoração vai acontecer no Horto Florestal, a partir das 8h e reunirá alunos de escolas da rede municipal de ensino que participaram da gincana coletando material reciclável durante todo o mês de maio.

Nesta terça-feira (4), também no Horto Florestal, estudantes universitários e/ou trabalhadores de áreas afins ao Meio Ambiente podem participar de um curso para Monitor Ambiental.

A 9ª Gincana Ecológica teve como tema de suas palestras “O meio ambiente cuiabano e suas transformações ao longo de 300 anos”. O objetivo era levar educação ambiental de forma lúdica e participativa aos alunos de 13 escolas da rede municipal de ensino de Cuiabá que demonstraram interesse em participar do evento.

Para a competição, as unidades escolares foram divididas em duas categorias: pequeno porte (com até 500 alunos) e grande porte (com mais de 500 alunos). Ganha quem reunir maior quantidade de material plástico reciclável. Qualquer outro material encontrado nas BAG’s de depósito levará a desclassificação da escola no momento da pesagem.

No dia do encerramento, 40 alunos de cada escola participam da cerimônia de premiação dos campeões e vice-campeões de cada categoria.

Os primeiros colocados receberão troféu, um televisor, kits esportivos para a escola e uma aula de campo relacionada com a temática do projeto para até 40 alunos. Já os que ficarem na segunda colocação ganharão também um troféu, kits esportivos para a escola e uma aula de campo relacionada com a temática do projeto para até 40 alunos.

O transporte dos alunos será disponibilizado pela Secretaria de Educação. As embalagens plásticas recicláveis recolhidas pelas escolas participantes serão doadas a uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis.

A 9ª Gincana Ecológica é realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMADES) com parceria da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Diretoria de Ensino e Coordenadoria de Programas(SME), Projetos Secretaria Municipal de Serviços Urbanos–(SMSU), OAB (Comissão do Meio Ambiente) e AGROAMAZONIA.

MONITOR AMBIENTAL

A formação de Monitor Ambiental é gratuita e por ordem de chegada, com carga horária de 20h. Será realizada nesta terça-feira (04 de junho), das 13h às 17h e no dia 05 de junho, das 7h às 12h, também no Horto Florestal. As inscrições serão feitas no local no primeiro dia de curso. Mais informações pelo telefone (65) 3313-3158.

SERVIÇO:

Comemoração do Dia do Meio Ambiente, encerramento do projeto e entrega da premiação

Horário: 8h

Local: Horto Florestal Tote Garcia

Rua Ivan Rodrigues Arraes, s/n – Coxipó da Ponte – Cuiabá/MT  

Comentários Facebook