Prefeita de Nova Santa Helena busca CEF para reestruturar Estação de Tratamento de Água

Através do Programa FINISA espera-se investir mais de R$ 1,2 milhão no Sistema de Abastecimento de Água Tratada

O crescimento populacional do município de Nova Santa Helena é visível pelo grande número de edificações residenciais, comerciais, empresariais e industriais. Agregado a este avanço vem a necessidade de maiores investimentos na reestruturação do Sistema de Captação, Armazenagem, Tratamento e Distribuição de Água, cuja estrutura foi inaugurada em 1.999, ou seja, a praticamente duas décadas, e que mesmo com as manutenções rotineiras e melhorias operacionais realizadas pela atual administração são insuficientes para atender a demanda devido a defasagem dos equipamentos e deterioração do complexo.

 

A Prefeita Terezinha Carrara juntamente com Secretários e Vereadores esteve visitando o Departamento de Água e Esgoto – DAE, para mostrar a nossa reportagem a precariedade da ETA e as providências que estão sendo tomadas para sanar a problemática estrutural e operacional, que tem provocado a interrupção do fornecimento e falta de água nas regiões mais altas da cidade.

Atualmente são mais de 1.400 domicílios atendidos, mas o sistema de captação, reservatórios, unidade de tratamento, bombeamento e rede de distribuição estão aquém do satisfatório a municipalidade, situação que se complica devido ao desperdício também observado por parte dos usuários.   

Com aval da Câmara de Vereadores, a Prefeita Terezinha Carrara está pleiteando recursos financeiros da ordem de R$ 1,2 milhão junto a Caixa Econômica Federal – CEF, através do Programa de Financiamento de Infraestrutura e Saneamento – FINISA. Com este montante será colocado em prática o projeto de reforma, ampliação e reaparelhamento do Sistema de Abastecimento de Água.

Estão previstas obras de instalação de novos reservatórios e filtros, reestruturação da rede de distribuição, melhorias na captação de água, otimização do laboratório químico, hidrometração, entre outras ações essenciais para garantir água tratada em abundância e sem interrupções à população.

Além do pleito do financiamento junto a CEF, a Prefeita Terezinha Carrara tem protocolado reivindicações junto ao Senador da República Jayme Campos para alocação de verba do Ministério da Saúde (FUNASA) especificamente para dotar de infraestrutura o Departamento de Água e Esgoto de Nova Santa Helena.

A falta de água causa transtornos e dissabores, mas a gestão municipal trabalha para captar recursos do Estado e União para providenciar a solução, mas enquanto isso a cooperação e a solidariedade da municipalidade no contexto de usar racionalmente a água irá amenizar a situação.  

 

Comentários Facebook