O projeto executivo para a captação e adução de água do Rio Sepotuba para o abastecimento urbano de Tangará da Serra foi apresentado ao Samae pela BrDU, loteadora responsável pelo estudo que viabilizou o projeto. A apresentação aconteceu na tarde desta quarta-feira, 04.
O prefeito Fábio Junqueira e o direror do Samae, Wesley Torres, receberam o projeto das mãos de João Vitor Araújo, CEO da empresa doadora do estudo, doação que representou uma economia aos cofres públicos de cerca de 250 mil reais.
O objeto prevê a captação e o bombeamento de água do Rio Sepotuba por aproximadamente 15 quilômetros até a ETA Queima pé, onde será tratada e, posteriormente, distribuída para a cidade.
Agora, com o projeto em mãos, as autoridades tangaraenses devem buscar os recursos para executá-lo. Cerca de 30 milhões de reais serão necessários para tirá-lo do papel.
“O Município não dispõe dessa verba, no teremos que buscá-la”, disse o prefeito, explicando que recursos estaduais e federais deverão ser pleiteados.
Wesley Torres explicou que a execução deste projeto representará segurança no abastecimento de Tangará da Serra pelo menos até 2036. “Buscar agua do Sepotuba é um sonho antigo, de duas décadas, desde os anos 90 já se almejava isso, e esse projeto representa segurança hídrica para nossa cidade”, falou.
O vice-prefeito Renato Gouveia (PR) sugeriu apresentar o projeto ao senador Wellington Fagundes, também do PR, que estará em Tangará da Serra na segunda quinzena de setembro. “Podemos pleitear uma emenda de bancada”, disse.
O ato de entrega do projeto reuniu várias autoridades municipais, secretários, vereadores e membros da sociedade civil.