25 cidades de MT não realizarão Carnaval popular; 4 são da região

Vinte e cinco cidades de Mato Grosso, sendo quatro delas da região de Tangará da Serra, já confirmaram que não farão festa de carnaval esse ano. A medida atende a recomendação da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e do Ministério Público de Contas (MPC) que alertam sobre segurança da festividade e gastos.

De acordo com o Crea, a FPI encaminhou para os 141 municípios o Termo de Responsabilidade e Compromisso com todas as orientações para a realização da folia. Tais pontos consideram instruções do Corpo de Bombeiros Militar, Procon, Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT), Vigilância Sanitária.

De posse do termo, os municípios têm até o dia 14 desse mês para confirmar ao Crea se irão ou não fazer. Até a semana passada, 25 tinham desistido da folia.

Além da recomendação do Crea, há também orientações do MPC, feita anualmente. Segundo a assessoria do MPC, esse ano a recomendação ainda não foi feita, mas permanece a orientação de anos anteriores. “o MP de Contas faz um alerta aos gestores se absterem de destinar recursos para festividades em municípios com dificuldade financeira e crise fiscal”, diz orientação emitida em 2019.

As cidades de Nova Olímpia, Tangará da Serra, Nortelândia e Arenápolis adiantaram que não farão a festa por recomendação do MPC para economizar.

A Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) foi procurada e confirmou a lista de cidades a seguir:

Arenápolis Brasnorte
Curvelândia
Dom Aquino
Guarantã do Norte
Ipiranga do Norte
Jauru
Juara
Juína
Juruena
Mirassol D’ Oeste
Nova Canaã do Norte
Nova Guarita
Nova Maringá
Nova Mutum
Nova Olímpia Nova Ubiratã
Novo Santo Antônio
Nortelândia Paranaíta
Pontes e Lacerda
Rio Branco
Santa Carmem
Serra Dourada
Tangará da Serra

Com informações do O Bom da Notícia

Comentários Facebook