Alunos de escolas de Tangará participam do Projeto Jovem Horticultor

Jovens terão a oportunidade de conhecer a horticultura desde a produção até a comercialização (Imagem: Ilustrativa)

Cinquenta alunos de duas escolas estaduais de Tangará da Serra integram a primeira turma do Projeto Jovem Horticultor, idealizado pelo Programa de Extensão MT Horticultura, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

De acordo com o professor da Unemat Willian Krause, doutor em genética e melhoramento de plantas, os estudantes terão a oportunidade de conhecer desde a produção de frutas, flores e hortaliças, até a parte gerencial de uma propriedade, ligadas a questões econômicas, financeiras e também de comercialização.

Willian coordena o projeto que nessa primeira etapa atenderá 25 alunos da Escola Estadual Patriarca da Independência, do Distrito de Progresso, e 25 da Escola Estadual Antônio Hortolani, do Distrito de São Joaquim do Boche.

Projeto sendo apresentado na Unemat (Imagem: Tangará em Foco)

O projeto foi apresentado para a comunidade na manhã desta quarta-feira, 19, no auditório da Unemat.

O coordenador pedagógico da Secretaria de estado de Educação (Seduc) em Tangará, Saulo Scariot destaca que o projeto oportunizará aos estudantes dessas duas escolas, além de aprendizado, uma maior aproximação com a Unemat, possível ‘casa’ desses jovens no futuro, caso sigam a vida acadêmica.

As atividades do Projeto Jovem Horticultor terão início no mês de março e os encontros serão mensais.

“Vejo que o Projeto Jovem Horticultor será muito importante para o desenvolvimento dos alunos e também como um complemento ao que eles aprendem nas disciplinas”, destacou Maria Aparecida Torres, diretora da escola Antônio Hortolani ao explicar que para os alunos da instituição o assunto já é familiar, pois a escola oferece disciplinas técnicas sobre agricultura familiar, economia solidária e agroecologia.

A iniciativa tem o apoio da Secretaria municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), Associação dos Engenheiros Agrônomos de Tangará da Serra (AEATGA), Sindicato Rural, e Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR).

Um dos objetivos do projeto é combater a emigração de produtores para a cidade. “O jovem se integra ao campo e passa a perceber que a atividade rural pode ser rentável e que ele pode se inserir e acabar sendo sucessor dos pais na propriedade”, afirma Ander Santos, Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Tangará da Serra.

Com informações da Assessoria da MT Horticultura

Comentários Facebook