“Nós cobramos diariamente, mas os resultados não dependem de nós”, comenta prefeito sobre exames do Coronavírus

Imagem Ilustrativa

Um dos principais questionamentos diários dos tangaraenses em relação aos casos suspeitos de infecção com o novo coronavírus (Covid-19) notificados em Tangará da Serra é: e o resultado dos exames?

Com 23 casos suspeitos notificados no Município, a população aguarda, de certa forma preocupada, pelos resultados dos exames que podem confirmar ou descartar a doença, porém, a demora em receber respostas deixa muita gente em dúvida.

Desde o dia 13 de março, data em que houve a primeira suspeita em Tangará da Serra, apenas um caso notificado recebeu resultado de exame e foi descartado.

Hoje pela manhã, o prefeito Fábio Junqueira (MDB) esclareceu que os resultados não dependem da saúde pública municipal e sim de um laboratório estadual. Ele afirma que faz cobranças diárias, mas não tem recebido respostas.

“Os exames”, segundo o prefeito, “são feitos pelo LACEN/MT, que é uma instituição pública de Referência Estadual. Todos os casos suspeitos notificados em Mato Grosso são atendidos pelo LACEN MT. Nós, em Tangará da Serra, cobramos diariamente os resultados, porém, a entrega desses resultados não depende, infelizmente, de nós”, esclareceu.

Ao reafirmar que o Município precisa aguardar a obtenção dos resultados que serão informados pelo LACEN/MT, Fábio explica que “as medidas adotadas em Tangará da Serra vão ao encontro do anseio de se garantir segurança à nossa população. Em relação aos casos suspeitos, as notificações vão daqui para o LACEN de forma ágil e a partir daí, passamos a aguardar os resultados que vêm de lá pra cá”, disse.

Nesta terça-feira, 24, o Governo do Estado publicou portaria para credenciamento de laboratórios públicos, privados, de ensino e pesquisa que tiverem interesse em receber a habilitação oficial para realizar o exame de coronavírus (COVID-19) em Mato Grosso.

A expectativa é de que com essa medida os resultados dos exames saiam mais rápido.

Comentários Facebook