Fique esperto: Perfis fakes invadem o Facebook em Tangará da Serra

Perfis fakes invadem o Facebook em Tangará da Serra (Imagem: Reprodução/Facebook)

Nas últimas semanas a população de Tangará da Serra tem sido bombardeada por uma série de solicitações de amizade de perfis fakes (falsos) no Facebook. São dezenas, talvez centenas, de contas falsas, de pessoas que não existem ou que tiveram suas informações e fotos clonadas ou roubadas.

O motivo de tanto perfil fake é evidente: a aproximação do pleito eleitoral, da campanha política que escolherá o novo prefeito e os novos vereadores de Tangará da Serra. Aliás, falta aproximadamente 1 mês para o início da campanha eleitoral na internet, e cerca de 45 dias para o início do horário político no rádio e TV.

Os perfis falsos, usados quase sempre para denegrir a imagem de adversários e para dar volume nas postagens dos pré-candidatos, com curtidas, comentários e compartilhamentos – os chamados envolvimentos –, escondem a cara de seus verdadeiros manipuladores e, normalmente, achincalham e deturpam as informações.

Tangará já tinha alguns perfis fakes ‘tradicionais’, que existem há algum tempo, como por exemplo os bem conhecidos Júnior Cigano, Heitor Bonner e Zeca Urubur, mas nos últimos dias surgiram outros, como a Luiza Campos, uma tal de Lorena, além da Juliana e da Rayssa ‘não sei de quê’, dentre outras dezenas.

Para saber se são verdadeiros ou fakes é bem simples, basta olhar a linha do tempo dessas ‘pessoas’ e ver que elas surgiram na internet há poucos dias, possuem poucas fotos (normalmente tiradas de outros perfis ou até mesmo de sites de relacionamento internacionais).

Na maioria das linhas do tempo dessas ‘pessoas’ aparece que elas nasceram há 20, 30, 40 anos, mas as postagens começaram há 1, 2 ou 3 semanas. Não há fotos do cotidiano, em locais públicos de Tangará ou com familiares, não há informações de parentes e nem de amizades. Há apenas uma ou duas fotos, de pessoas de boa feição e com características nada convencionais.

Basta olhar na linha do tempo dessas ‘pessoas’ para você se deparar com inúmeros compartilhamentos de postagens, lives, fotos do pré-candidato ao qual elas estão ligadas e ‘defendem’.

Em suma, essa será uma campanha eleitoral atípica, onde os perfis fake, por detrás dos quais as pessoas verdadeiras se escondem, dominarão cenário, fazendo críticas, ataques, difamando, manipulando dados e dando volume às postagens de um ou outro candidato.

O assunto, tão recorrente, já tem deixado muita gente cautelosa ou indignada. Recentemente, o ex-prefeito Saturnino Masson, por exemplo, foi alvo de ataques, principalmente de perfis fakes, que bombardearam a sua imagem com informações falsas; mais recente ainda, a primeira dama, Helena Junqueira, desabafou em seu Facebook: “Aos fakes: crie vergonha na cara e se identifiquem, covardes. Muito fácil falar e se esconder né. Hipócritas”, escreveu.