
O prazo para que partidos políticos e coligações informassem à Justiça Eleitoral candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador dos 5.570 municípios brasileiros encerrou-se neste sábado (26).
Em Tangará da Serra, o Cartório Eleitoral recebeu 5 pedidos de candidaturas a prefeito e 244 pedidos de candidaturas ao cargo de vereador.
A Justiça Eleitoral analisa os pedidos de registro de candidatura de Chico Clemente (PSD), Claudinho Frare (Republicanos), Jean Piccoli (PSC), Vander Masson (PSDB) e Wesley Torres (MDB).
Candidatos a vice
Chico Clemente registrou como candidata a vice-prefeita a empresária, Marli Franchini (PSB). Claudinho Frare registrou como candidato a vice o professor Rodrigo, também do Republicanos. Jean Piccoli apresentou como candidata a vice a empresária Dora Santos, também do PSC. Vander Masson apresentou como candidato a vice o empresário Marquinhos Scolari (PTB). Wesley Torres apresentou como candidato a vice o Dr. Amauri.
Coligações
A coligação de Chico Clemente, composta por PSD, PATRIOTA, PSB, DEM e PP, foi batizada de “Por um Governo Solidário e Mais Saúde”. A coligação de Vander Masson, formada por PSDB, PTB, PDT, PSL, PODE, PL e PV, recebeu o nome de “É tempo de União”. Já a coligação de Wesley Torres, formada pelo MDB, pelo Solidariedade e pelo PP, foi batizada de “Coragem pra seguir mudando”. Enquanto os candidatos Claudinho Frare e Jean Piccoli não possuem coligação.
Importante frisar que a situação do PP, que aparece em duas coligações, ainda é uma incógnita. Por um lado, o partido integra a coligação de Chico Clemente, mas por outro tem o candidato a vice na coligação de Wesley Torres. O futuro do partido será decidido pela Justiça Eleitoral.
Julgamento
Os pedidos de candidatura agora passam a ser julgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que analisará os documentos apresentados por cada candidato. Os resultados dos julgamentos de cada candidatura devem sair nas próximas semanas.
Enquanto aguardam essa deliberação, os candidatos já podem começar a fazer campanha a partir de amanhã, dia 27.
Data da eleição
Por causa da pandemia, as eleições municipais de 2020 tiveram o calendário alterado por meio de emenda constitucional aprovada pelo Congresso. O primeiro e o segundo turnos estão marcados para os dias 15 e 29 de novembro, respectivamente.