Estudos sobre Impactos das Hidrelétricas previstas para a Bacia do Alto Paraguai serão discutidos em live



Os resultados dos estudos sobre impactos das hidrelétricas previstas para a Bacia do Alto Paraguai, serão debatidas no Workshop Live, previsto para  acontecer nos próximos dias 27 a 29 de outubro, com a participação  da Embrapa Pantanal, UFMT, UNEMAT e as Universidades de Mato Grosso do Sul e de Brasília. O evento será totalmente on-line, transmitido por meio do YouTube, das 14h às 17h00, em horário local.

O objetivo do evento é apresentar os resultados do projeto Estudos de Avaliação dos Efeitos da Implantação de Empreendimentos Hidrelétricos na Região Hidrográfica do Paraguai e para Suporte a Elaboração do Plano de Recursos Hídricos, financiado pela Agência Nacional de Águas – ANA, executado pela Fundação Eliseu Alves e outras instituições parceiras.

O estudo é considerado único no país pela amplitude dos temas, da área de estudo, de instituições envolvidas e por conectar a ciência e sociedade do bioma pantaneiro. Entre os convidados, cientistas renomados, vão apresentar os temas relacionados a Hidrologia, Qualidade de Água, Hidrossedimentologia, Ictiofauna e pesca, Conectividade fluvial, Mecanismos de transposição e Socioeconomia, além da análise integrada e zoneamento.

Nessa conclusão, são apontadas quais são as sub-bacias estratégicas para a reprodução dos peixes migradores e, portanto, para a manutenção dos estoques pesqueiros, que sustentam a pesca em suas diferentes modalidades, profissional artesanal, amadora e de subsistência, e que por essa razão devem ser mantidas livres de barramentos.

O coordenador do tema Ictiofauna e pesca do Estudo e Pesquisador da Equipe de Recursos Pesqueiros da Embrapa Pantanal, Agostinho Catella, explica que o Workshop Live tem como público-alvo os setores da pesca em todas as suas modalidades, professores estudantes universitários, pesquisadores e profissionais que tem  afinidade com a área ambiental, gestores e representantes de entidades de classes.Ele recomenda o acesso aos canais  UFMS Live e  Peld Pantanal Darp projeto CNPq para assistir.

As inscrições podem ser feitas através deste endereço: https://forms.gle/SMCVtZhxZskawrRG7

Fonte: AMM

Comentários Facebook