Mais uma vez, dois dias após a eleição 2020, que escolheu prefeito e vereadores, o município de Tangará da Serra passará por racionamento de água. A decisão, como medida preventiva, está sendo repassada a população em comunicado nas redes sociais. “O SAMAE inicia nesta quinta-feira, 19 de novembro, o Plano Estratégico Racional de Distribuição de Água Tratada no Período de Seca”, diz divulgação do Samae no Facebook.
De acordo com o diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Marcel Berteges, com base no Decreto nº 339, de 6 de agosto de 2020, e diante do prolongamento do período de estiagem, o Samae passará a abastecer a cidade em forma de rodízio. Veja abaixo como será o rodízio a partir de quinta, dia 19.
As ações do Plano Estratégico Racional de Distribuição de Água tratada no período de seca iniciam nesta quinta-feira, dia 19, com alternância da distribuição nas regiões abastecidas pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Queima Pé. “Manteremos essa ação até a consolidação das chuvas”, informa Berteges.
Assim, a partir desta quinta-feira, a cidade passará a ser abastecida por setores e em dias alternados, com um rodízio de distribuição de água que varia conforme a setorização estabelecida pelo Samae (ver quadro anexo). “Pedimos aos consumidores que façam a reservação de água (…) Ressaltamos a importância do uso racional de água neste período”.
Ainda informam que os “desperdícios de água tratada poderão gerar multa em todos os bairros da cidade, inclusive abastecidas por poços”.
Com informações do Diário da Serra