1º de dezembro foi escolhido pela Assembléia Mundial de Saúde e a  Organização das Nações Unidas – ONU, para reforçar o apoio , tolerância e informação sobre vírus da imunodefiência humana (HIV/Aid).  Em Cuiabá o vereador Juca do Guaraná Filho (MDB) faz referência ao projeto apresentado ao executivo, onde pede a isenção de IPTU para pessoas com HIV e Câncer.
O parlamentar afirma que a melhor formar de debater e conscientizar a população é através de políticas públicas voltadas para a causa.
“Já apresentamos a proposta ao executivo, pois observamos que algumas cidades prevêem a isenção do IPTU para pessoas com doença crônica, segundo critérios estabelecidos por cada Prefeitura. Desta forma acreditamos que esta é a melhor maneira de apoiar a causa”, reforçou Juca.
Onde buscar diagnóstico e tratamento
Em Mato Grosso, o tratamento da AIDS está disponível em 22 unidades municipais dos Serviços de Assistência Especializada (SAE), segundo a SES.
Os SAEs estão localizados em Cuiabá, Várzea Grande, Diamantino, Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis, Tangará da Serra, Juara, Juína, Alta Floresta, Peixoto de Azevedo, Sinop, Sorriso, Querência, Canarana, Primavera do Leste, Marcelândia, Itiquira, Colíder e Confresa.
 Para ter acesso ao diagnóstico e ao tratamento, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de onde mora.
 
 Elizângela Tenório 
 
Fonte: Câmara de Cuiabá MT
Comentários Facebook