Municípios devem incluir profissionais de educação física na primeira fase da vacinação contra Covid



Os profissionais de educação física serão atendidos na primeira fase do programa de vacinação contra a Covid-19.  A decisão é amparada na Resolução 218/1997, do Conselho Nacional de Saúde, que os reconhece como profissionais de saúde, um dos públicos prioritários para a vacinação, conforme estabelece o Plano Nacional e Estadual de Imunização. Também integram o grupo prioritário pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas.

Em atendimento à norma, a Associação Mato-grossense dos Municípios está orientando os municípios a incluir os profissionais na primeira fase da vacinação contra a doença. Em ofício encaminhado à AMM, o Conselho Regional de Educação Física de Mato Grosso, que conta com sete mil registrados, solicita que a instituição comunique os prefeitos sobre a necessidade da inclusão.

De acordo com o Conselho,  o profissional de educação física integra grupos multiprofissionais em diversas esferas, como Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial, hospitais, núcleos de apoio à saúde da família, entre outros, atuando no atendimento direto ao público e com indivíduos portadores de comorbidades que estão associadas  a complicações da Covid-19. Além disso, o Conselho argumenta que a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO reconhece que a categoria é formada por profissionais de educação física na saúde.

 

Confira aqui o documento na íntegra

 

Fonte: AMM

Comentários Facebook