Fiscalização do TCE-MT acompanha vacinação contra a Covid-19 em Várzea Grande



Tony Ribeiro / TCE-MT

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) fiscalizou, nesta quarta-feira (27), a vacinação contra a Covid-19 em Várzea Grande.

Auditores do órgão de controle externo estiveram na Secretaria Municipal de Saúde conversando com a equipe técnica da pasta e, logo depois, acompanharam a vacinação que estava ocorrendo na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Isabel.

Assim como fez em Cuiabá, o TCE-MT vai formalizar o pedido para que a Prefeitura de Várzea Grande encaminhe a lista nominal dos imunizados na primeira etapa da vacinação para fazer o cruzamento de dados com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). O foco inicial é assegurar o cumprimento da vacinação dos grupos prioritários, para que não aconteçam os chamados ‘fura-filas’, como tem casos suspeitos em várias regiões do país. Também vai cobrar a transparência dos municípios, para que a lista de vacinados seja divulgada no portal das Prefeituras. 

“Nossa equipe de auditores elaborou um plano de ação para fiscalizar o processo de vacinação da população de Mato Grosso. Esse trabalho de vistoria ´in loco´ já foi feito em Cuiabá, hoje em Várzea Grande e também será realizado em vários municípios do interior. Estamos acompanhando de perto para evitar que ‘fura-filas’ consigam ser imunizados antes dos grupos prioritários, que nessa primeira fase são os profissionais da área da saúde”, afirmou o presidente do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf. 

O secretário de Controle Externo (Secex) de Saúde e Meio Ambiente, Marcelo Tanaka, comentou que a vacinação em Várzea Grande está sendo itinerante, diferente da promovida em Cuiabá, onde a aplicação é centralizada na estrutura montada no Centro de Eventos do Pantanal. 

“Várzea Grande está vacinando os profissionais de saúde de uma forma diferente. A equipe se desloca para as unidades para fazer a aplicação. De acordo com a Secretaria de Saúde, na semana passada, foi iniciada a imunização no Pronto Socorro de Várzea Grande, depois nas duas UPAs, Ipase e Cristo Rei. Já essa semana, a vacinação está acontecendo nas Unidades Básicas de Saúde e unidades privadas”, contou. 

Na vistoria em Várzea Grande, o secretário da Secex Saúde e Meio Ambiente esteve acompanhado dos supervisores de Controle Externo, Luiz Otávio Esteves e Felipe Favoreto. Segundo informações da Prefeitura de Várzea Grande, o município recebeu 1.953 doses da CoronaVac, do laboratório chinês Sinovac. 

“A Secretaria de Saúde informou que está fazendo o cruzamento dos dados. Eles possuem a lista dos servidores que atuam na linha de frente, a lista encaminhada pelas unidades e no caso das públicas, confrontam com o lotacionograma. Também explicaram que a vacinação não é apenas dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente, mas também dos profissionais da limpeza, segurança e recepção que trabalham em unidades que atendem casos de Covid-19”, disse o secretário.

 

Fotos: Tony Ribeiro
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT

Comentários Facebook