Praça vira ponto de encontro para momentos de lazer, saúde e até negócios



Moradores da região do bairro Bom Clima contam com um novo espaço para realização de diferentes atividades. A Praça Vanguard, situada na avenida Minuano, possibilita momentos de lazer, prática de exercícios físicos e a realização de eventos. Desde 4 de novembro, por exemplo, a prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, promove no local a “Praça Gastronômica”. Ocorre todas as quintas-feiras, das 18h às 22h. E a comunidade pode participar de outras atividades como aulas de funcional e calistenia, que ocorrem semanalmente.

Idealizada pelo projeto de maratona criativa “Hack the City Bom Clima” e executada pela Vanguard em parceria com a prefeitura, com o objetivo de proporcionar um ambiente de convívio a moradores da região. A praça foi construída em um terreno destinado ao equipamento público que existe desde 1979, mas que estava inativo até então.

O morador do bairro Fernando Martino confirma que esse propósito foi cumprido. Ele sempre leva sua filha de três anos para andar de skate no local e comenta que a praça trouxe muitos benefícios à comunidade. “(A praça) melhorou muito a segurança no Bom Clima. E passou a ser um espaço de lazer para quem mora na redondeza, que antes tinha somente a opção de ir para o Parque das Águas, que é mais distante. Nós vamos quase todos os dias à praça, principalmente depois da instalação dos brinquedos”.

Para atender ainda mais a região, a prefeitura de Cuiabá, em colaboração com a Associação de Moradores local, realiza todas as quintas-feiras, a partir das 18h, a “Praça Gastronômica”. Segundo o Secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento, Francisco Antônio Vuolo, a feira gastronômica, assim como o projeto Festa na Praça, tem como objetivo valorizar os trabalhos regionais, além de fomentar a economia local, gerando emprego e renda.            
“A prefeitura de Cuiabá tem investido na revitalização e requalificação de todas as praças públicas da Capital. Abrigar mais um local que possibilita entretenimento às famílias é muito bom, ainda mais se tratando de uma empresa de renome como a Vanguard. Parceiros como este contribuem e muito para o desenvolvimento de Cuiabá”, pontua Vuolo.

O gerente regional da construtora, Márcio Ferreira, acrescenta que o espaço é uma forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas, pois oferece a práticas de esporte e atividades físicas, além da valorização do bairro. “Quando a Vanguard instala um empreendimento em um local é porque entendemos que a região tem potencial grande de valorização. Por isso, sempre prezamos em levar valor, não só somente para quem vai morar no condomínio, mas para os moradores do entorno”.

Assim, para promover a saúde e bem-estar, a construtora firmou uma parceria com a empresa Top Trainning Cuiabá, e oferece aulas gratuitas e coletivas de treinamento funcional e mat pilates na praça para a comunidade, de segunda a sexta-feira, às 17h30. O proprietário do estabelecimento, Wilker Moraes, comenta sobre a importância de proporcionar essas atividades.

“As aulas coletivas e ao livre, com orientação profissional, são tendências mundiais e funcionam como forma de motivar pessoas a iniciarem a prática de exercícios, gerando socialização e qualidade de vida. A praça é uma ótima opção porque possui estrutura adequada e atende a população”, pontuou Wilker.

Quando o atleta e professor de calistenia Geovani Brandão, conhecido como Goku, descobriu que a praça teria equipamentos de qualidade voltados para a modalidade viu uma oportunidade para treinar e ensinar seus alunos e não pensou duas vezes. “Com os equipamentos e espaços disponíveis, a praça proporciona um ambiente excelente para qualquer tipo de treinamento ao ar livre como a calistenia, caminhadas, treinos funcionais, treino de lutas e etc. Esse espaço é essencial para a comunidade, pois incentiva as pessoas a se exercitarem. Também tem uma grande importância social, pois traz saúde ao psicossocial do indivíduo através dos momentos de lazer”, comenta Geovani. As aulas de calistenia acontecem segunda, terça e quarta-feira, às 10h30, em turmas de 10 pessoas.

Além do projeto da Praça Vanguard, a construtora, em parceria com a prefeitura, também foi responsável pela instalação dos equipamentos de calistenia, do playground, iluminação, lixeiras e pelo plantio de árvores.      

Comentários Facebook