Trabalho de Botelho em defesa da mulher marca comemorações


Deputada Janaina e ex-prefeita de VG, Lucimar Campos entregam Moção de Aplauso para Gabriela Carvalho

Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

Com sessão solene e café da manhã alusivos ao Dia Internacional da Mulher – 8 de Março – a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) celebrou a data com a entrega de Moção de Aplauso às empreendedoras que fazem a diferença em Mato Grosso, numa iniciativa do presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (União Brasil) e da presidente da ALMT em exercício, deputada Janaina Riva (MDB).  

Momento em que o trabalho do deputado Botelho em defesa dos direitos da mulher foi destacado pelas personalidades homenageadas. Elicéia Loureiro Trindade, terapeuta que trabalha a constelação familiar, com valor social e uma vez ao mês oferece atendimento gratuito na Obras Sociais Mei Mei, no Ribeirão da Ponte, em Cuiabá, destacou a parceria.

“É uma honra receber essa homenagem. Me sinto muito feliz. Nós que fazemos o trabalho social nem sempre esperamos muita coisa e quando recebemos uma homenagem assim é muito gratificante, faz muita diferença. É muito importante que a gestão política olhe para a questão da mulher, aquelas que sofrem violência doméstica, porque a gente sabe da dificuldade que é lá na ponta. E, às vezes, não encontram respaldo. Então, o apoio do deputado Botelho nesse trabalho voltado à mulher e todos seus projetos e leis ajudam muito. Estou muito feliz!”

Outra homenageada foi Bárbara Lenz Lana, advogada para mulheres, que agradeceu o reconhecimento em razão do exercício da sua profissão, que segundo ela, vai muito além do que acontece dentro do Judiciário, é um trabalho de reconstrução e reconhecimento dessa mulher em termos de direitos de importância na sociedade civil e também na educação da sociedade que ainda está adoecida, mas que tem avançado bastante.  

“Enquanto advogada para mulheres, que costuma ser uma área na maioria das vezes invalidada em razão do desconhecimento, é um privilégio receber essa homenagem. Estou muito grata por estar aqui!”, disse que destacar a importância do Movimento Conecta, coletivo feminino que conta com entidades que atuam no combate à violência contra a mulher.  

Da mesma forma, Thaisa Figueiredo, da Associação Ampara Elas, destacou a parceria do deputado. “Me sinto muito grata pelo deputado ter aberto as portas da Assembleia Legislativa para nós porque estamos na linha de frente da violência doméstica, somos aquelas pessoas que atuam realmente com isso e vemos violência todos os dias. Fazemos um trabalho de acompanhamento da mulher até a delegacia e vemos que são pessoas necessitadas de amparo. O reconhecimento do deputado coroa o nosso trabalho. Mostra que estamos no caminho certo. Temos muito a avançar, é um trabalho difícil porque alcançar essas mulheres não é fácil, são extremamente acuadas, amedrontadas. Obrigada deputado Botelho!”

Por vídeo, Botelho parabenizou a todas pela data festiva e reforçou a importância de políticas públicas para fortalecer o movimento de garantias dos direitos da mulher por uma sociedade melhor. Também destacou a semana como especial em que a Casa de Leis, novamente, está sob o comando da deputada Janaina Riva.  

“Somos campeões de feminicídio, uma estatística que envergonha o Brasil. Somos campeões de estupros, também outra estatística que envergonha o Brasil. Precisamos mudar isso. Precisamos tratar as mulheres como realmente merecem, com respeito, amor, carinho. Temos que trabalhar duro para acabar de vez com esse triste cenário. Parabéns às mulheres mato-grossenses”, disse Botelho, ao lembrar que hoje faz 63 anos de idade e clamou por saúde para continuar o trabalho para Mato Grosso avançar.  

Leis – Botelho é autor da Lei 10.902/2019 que dispõe sobre a instituição do Programa Feira da Mulher do Campo, para promover a inclusão e a valorização da mulher rural, através da comercialização e divulgação dos produtos oriundos da Agricultura Familiar, fomentando a economia local, garantindo emprego e renda para as trabalhadoras.

Outra iniciativa de Botelho é a Lei 10.676/2018 que torna obrigatório que todos os hospitais e maternidades, públicas e privadas, tenham sala adequada para a realização de parto natural ou humanizado. É dele também a Lei 10.970/2019 que institui a implantação de cursos à mulher gestante sobre cuidados e atendimentos emergenciais às crianças de zero a seis anos da rede pública hospitalar.

E para amparar as vítimas de violência doméstica, é autor da Lei 10.580/2017 que institui a Política Estadual de Qualificação Técnica e Profissional às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar em Mato Grosso. Ação que dá condições de a vítima seguir a vida, cuidar dos filhos, dando um basta à rotina de violência sofrida antes.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook