Educação: Escolas indígenas sediadas no Município estão sendo reformadas


O Prefeito Municipal Vander Masson, visitou em companhia do Secretário Municipal de Educação Vagner Constantino as obras de reforma, ampliação e em alguns casos, construção que estão sendo feitas nas Escolas Municipais Indígenas.

Na manhã da última sexta-feira 13 de maio, a vistoria foi feita na região do Chapadão do Rio Verde.

O sistema municipal de ensino atende a comunidade indígena com quatro escolas sedes: Zozoiterô, Formoso, Cabeceira do Sacre e Cabeceira do Osso. Estas unidades têm extensões anexas e recebem cerca de 260 alunos (pré-escola aos anos finais do ensino fundamental).

Conforme a Coordenadora Pedagógica da Educação Escolar Indígena, Nilse Zonizokemairô essas escolas atendem exclusivamente indígenas ou filhos de não índios que vivem nas aldeias, são multisseriadas e tem no seu quadro de profissionais cerca de 99% de professores nativos. Grande parte deles tem a formação adequada para exercer a profissão e os que têm o magistério estão estudando, para alcançar a graduação.

Neste sentido, vale registrar que quatro professores da etnia Paresi-Haliti estão fazendo a pós-graduação em nível de mestrado na FAINDI – Faculdade Indígena Intercultural da UNEMAT, em Barra do Bugres.

Assessoria de imprensa

Comentários Facebook