Dr. João propõe Frente Parlamentar para criação de Centro de Hemodiálise para atender municípios de MT


O deputado estadual Dr. João (MDB) propôs nesta quarta-feira (03) a instituição de uma Frente Parlamentar para discutir a questão da hemodiálise em Mato Grosso e implementação de ações para a criação de uma unidade que atenda os municípios de Brasnorte, Campos de Júlio, Comodoro, Sapezal e Campo Novo do Parecis.

A intenção, conforme o deputado Dr. João, é discutir, debater, apoiar e encaminhar ações para deste centro que atenderá os municípios já citados. “Esta é uma demanda que recebemos recentemente em nosso gabinete, quando fomos procurados pela Dra. Zildinei Panta, presidente da Câmara de Sapezal e o nosso vereador Luizinho Motorista”.

“Depois deste pontapé inicial, nos reunimos com diversas lideranças destas cidades da região e ouvimos que a demanda é de todos. Como médico, sei da importância da hemodiálise, que é um tratamento contínuo e de suma importância para salvar vidas. Queremos diminuir as distâncias encaradas pelos pacientes e promover uma melhor qualidade de vida”, pontua Dr. João.

A hemodiálise consiste no procedimento eficaz por meio do qual uma máquina limpa e filtra o sangue do paciente, realizando o trabalho que o rim doente não consegue fazer.

Na região de Sapezal, atualmente 36 pessoas se deslocam de seu município, pelo menos três vezes por semana, para buscar atendimento de hemodiálise em outras cidades.

Sete pacientes, sendo três de Campos de Júlio e quatro de Comodoro que precisam ir até Vilhena (RO). O restante tem de seguir até Tangará da Serra para conseguir o atendimento.

A proposta do deputado atende uma reivindicação da Frente Parlamentar de Desenvolvimento Regional, de atuação nos municípios de Brasnorte, Campos de Júlio, Comodoro e Sapezal.

A Frente Parlamentar é composta por, pelo menos, cinco deputados estaduais e tem como objetivo promover, em conjunto com representantes da sociedade civil e de órgãos públicos, a discussão e o aprimoramento da legislação e de políticas públicas para o estado referentes a um determinado setor da sociedade.

Comentários Facebook