Após obras de modernização, Casa do Idoso será reinaugurada neste sábado

Após 14 meses em obras, a Casa do Idoso será reinaugurada na manhã deste sábado (08.07), em solenidade que terá início às 09h30. O ato de reinauguração contará com as presenças da diretoria da entidade mantenedora da instituição – Associação Nosso Lar Casa do Idoso –, autoridades municipais e estaduais e representantes da sociedade civil organizada.

As obras de modernização transformaram completamente a Casa do Idoso, localizada na Avenida Ignácio Bittencourt, proximidades da Unemat. Os 1.155 metros quadrados da estrutura antiga deram lugar a 2.201 m² de área coberta, toda reformada e ampliada. “Precisávamos de um ambiente conceitual para melhorar atender os idosos que acolhemos aqui” disse o presidente da Associação Nosso Lar, Rubens Jolando.

Modernização

As obras começaram em abril de 2022 e foram concluídas no final do último mês de junho. A área de convivência foi ampliada e coberta. Também foram realizadas ampliações e modernizações na cozinha e no refeitório, que agora contam com novos equipamentos e instalações em inox. Também houve uma completa renovação da lavanderia, assim como na ala administrativa e na enfermaria, que ganharam novos equipamentos, mobiliário e climatização.

O telhado ganhou telhas isotérmicas e o forro, então em madeira, foi substituído por gesso. Os banheiros e os quartos receberam revestimento em porcelanato nas paredes. Houve reconstrução do contrapiso, com instalação de porcelanato liso e piso antiderrapante. As redes elétrica e hidráulica foram integralmente substituídas.

Foram, também, instalados equipamentos de acessibilidade, como barras protetoras nas rampas e nos banheiros, e guarda corpo nas áreas de convivência dos idosos. A estrutura conta 32 câmeras de monitoramento, além de sistema de combate a incêndio e pânico, com hidrantes, lâmpadas de emergência e, ainda, sistema prevenção de descarga atmosférica (SPDA).

Por fim, foi adquirido um veículo modelo Van Sprinter, da marca Mercedes Benz, com capacidade para 18 pessoas.

Recursos da sociedade

O investimento foi viabilizado principalmente pelo Fundo Municipal de Apoio à Política da Pessoa Idosa (FUMAPPI), que recebe recursos realocados da declaração do Imposto de Renda, a partir da qual pessoas físicas e jurídicas podem doar, respectivamente, até 3% e 6% dos valores às entidades habilitadas.

Em Tangará da Serra, além da Casa do Idoso, está habilitada a receber os recursos do FUMAPPI a APAE.

Acolhimento

A Casa do Idoso acolhe, atualmente, 44 idosos. O atendimento é realizado por um quadro de 31 colaboradores em jornada no sistema 12 x 36 horas. A equipe de profissionais conta com enfermeira, técnicas em enfermagem, psicóloga, nutricionista, cuidadoras, cozinheiras, motoristas, coordenação administrativo-financeira e serviços gerais.

(Assessoria Especial)

Comentários Facebook