Durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, dia 14/05, a Secretaria Municipal de Saúde fez um alerta à população tangaraense para o número elevado de acidentes de trânsito graves registrados nos últimos dias em Tangará da Serra e para um fato preocupante: todos os leitos de UTI do estado de Mato Grosso estão ocupados.
Somente em Tangará, seis pacientes vítimas de acidentes entre 10 e 13 de maio estão aguardando vaga de UTI em algum hospital de MT. Os 10 leitos do Hospital Municipal de Tangará estão ocupados.
Participaram da entrevista o secretário de Saúde, Wellington Bezerra, a diretora técnica do SAMU, Ingrid Iara Rodrigues da Silva, e a diretora técnica da UPA, Joslaine Aparecida Wainer.
O secretário chamou a atenção para o alto índice de acidentes graves registrados no último final de semana e feriado no Município. “Para se ter uma ideia, o período de 10, 11, 12 e 13 foram registrados 19 acidentes de trânsito graves envolvendo motocicletas”, disse.
“Desses 19 acidentes, 5 pessoas tiveram politraumatismo, que são traumas (fraturas) em diversas partes do corpo, incluindo crânio, membros inferiores, superiores, membros internos. E desses 19 acidentes nós tivemos 4 acidentes com múltiplas vítimas, ou seja, mais de 3 vítimas envolvidas no ambiente”, continuou o secretário.
As diretoras do SAMU e da UPA informam que o número elevando de acidentes graves é preocupante não apenas por colocar em risco a vida das pessoas, mas também por causar sobrecarga nas equipes de socorro e de atendimento médico. “Precisamos da colaboração da população, isso nos causa uma aflição imensa, porque são vidas e agente quer resolver isso e salvar vidas”, disse Ingrid.
“A admissão de pacientes graves, especialmente neste final de semana na UPA foi muito intensa, hoje nós temos seis pacientes aguardando leitos de UTI e a gente não tem vaga no estado inteiro. Esses pacientes do final de semana são todos jovens e a gente continua tentando leito de UTI para atender esses pacientes”, alertou Joslaine.
Ainda segundo o secretário houve no final de semana acidentes envolvendo moto e carro, moto e moto, e envolvendo moto e bicicleta. “Desses 19 acidentes, 16 deles estão correlacionados com o consumo de bebida alcoólica e a falta de atenção no trânsito”, alertou.
Houve ainda registro de acidentes envolvendo menores de idade na direção de veículo. A maioria dos casos do final de semana e feriado envolvem jovens com idade entre 16 e 30 anos.
Para finalizar, o secretário de Saúde pediu a colaboração dos veículos de comunicação do município para que levem diariamente o alerta para a população em relação a necessidade de prudência, muita atenção ao volante, respeitar a sinalização e as regras de trânsito, evitar dirigir sob efeito de álcool, assim como outras informações pertinentes ao tema.
Texto: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação