Tangaraenses são alertados sobre prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) emitiu um alerta à população de Tangará da Serra para a importância da prevenção e do combate ao mosquito Aedes aegypti, especialmente durante o período de chuvas, que se estende até o mês de maio. Com a possibilidade de aumento na proliferação do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, o órgão reforça a necessidade de redobrar os cuidados.

As arboviroses, que incluem doenças virais transmitidas por artrópodes como o Aedes aegypti, continuam sendo uma preocupação de saúde pública. Segundo o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, medidas preventivas são essenciais para controlar o avanço dessas enfermidades.

“A prevenção ainda é a melhor arma que temos contra essas doenças e a maior parte do criadouro do mosquito transmissor está nas residências. Por isso precisamos usar essa estratégia contra as arboviroses. São atitudes pequenas e que demandam pouco tempo, mas fazem total diferença no combate ao mosquito”, destacou o secretário.

Para reduzir os riscos, o Ministério da Saúde orienta que apenas 10 minutos por dia sejam suficientes para adotar práticas simples e eficazes, como verificar e eliminar locais com acúmulo de água parada, tampar caixas d’água, esvaziar recipientes, descartar lixo corretamente, limpar calhas, evitar o acúmulo de sucatas e entulho, além de armazenar pneus em locais cobertos.