O Prefeito Municipal de Tangará da Serra, Vander Alberto Masson, assinou nesta quinta-feira (27) um termo de concessão de uma área de 145 hectares da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). O evento teve a presença de diversas autoridades como a Secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, o Deputado Estadual Dr. João e do Deputado Estadual Chico Guarnieri e outras autoridades locais.
Do total cedido, 60 hectares permanecerão sob gestão da empresa para continuidade das pesquisas nas culturas de café, banana, mandioca e outras. Já a parte cedida à prefeitura será utilizada para atividades voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar no município.
O prefeito, Vander Masson, destaca que esse termo de cessão deverá beneficiar os produtores de Tangará da Serra. “Todas as mudas distribuídas e esse espaço cedido, esses 145 hectares que irão ser passados para o município vão ajudar os pequenos produtores seja na obtenção de mudas, com consultoria ou através das pesquisas realizadas, estamos muito felizes em proporcionar isso aos produtores do nosso município”, completou o chefe executivo municipal.
Além disso, o evento beneficiou cerca de 47 municípios com a distribuição de 170 mil mudas de citrus, incluindo laranja-pêra, poncã e limão Tahiti, distribuindo as mudas entre 70 organizações produtivas, 358 produtores individuais e assentados, além de 15 comunidades indígenas.
Os beneficiários foram selecionados pela Empaer em conjunto com as prefeituras, considerando aptidão e potencial de cultivo. O objetivo da ação é fortalecer os pequenos produtores e as organizações que desejam investir no cultivo comercial de citrus para aumentar sua renda.
Outro marco importante para Tangará da Serra foi a entrega do primeiro título de registro de Unidade de Beneficiamento de Pescado e Produtos de Pescado, no Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (SIAPP). A concessão do título ao produtor Dirceu Munhoz, da Rios Piscicultura, simboliza um avanço para a agroindústria local.
“Fortalecer a agricultura familiar no nosso município é um objetivo da gestão atual e essa cessão representa isso, o avanço em pesquisa e na produção no campo da agricultura”, ressaltou o Secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Alceu Grapeggia.
A Secretária de Estado de Agricultura Familiar também destacou como as ações fortalecem Tangará da Serra como referência no desenvolvimento da agricultura municipal. “Essa comunidade representa desenvolvimento e um futuro bem trabalhado. Com o projeto apresentado pelo prefeito Vander Masson para essa área, tenho certeza de que o trabalho realizado nesses hectares cedidos será bem aproveitado para fomentar a agricultura familiar”, completou Andreia.
Essa conquista reforça o papel de Tangará da Serra no desenvolvimento da agroindústria e do setor produtivo do estado, fortalecendo a economia local e a inclusão produtiva.