IBGE revela que maioria dos tangaraenses leva até 15 minutos para chegar ao trabalho

Dados do Censo 2022 divulgados nesta quinta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a maior parte dos moradores de Tangará da Serra gasta pouco tempo para se deslocar até o trabalho. Segundo o levantamento, 46% dos trabalhadores levam, em média, 15 minutos entre a residência e o local de serviço.

O estudo aponta ainda que 13% dos tangaraenses demoram até cinco minutos para chegar ao trabalho, enquanto 27% levam de 15 a 30 minutos. Outros 7% precisam de mais de meia hora até uma hora para concluir o trajeto diário.

Já os deslocamentos mais longos são menos comuns: 4% afirmam gastar de mais de uma hora até duas horas, 1% leva de mais de duas horas até quatro horas e 1% diz que o percurso dura mais de quatro horas.

O IBGE considera apenas o tempo entre o domicílio e o trabalho principal, sem incluir paradas intermediárias, como levar filhos à escola ou fazer compras. Nos casos em que o trabalhador sai de outro local, como a faculdade, é levado em conta o tempo do retorno para casa. As informações correspondem à semana de 25 a 31 de julho de 2022 e abrangem somente pessoas que se deslocam ao trabalho pelo menos três vezes por semana.