O Prefeito Vander Masson decretou nesta tarde de quarta-feira, 16, “Situação de Emergência” em Tangará da Serra por conta da seca anunciada. Para efetuar esse decreto, o Gestor considerou os níveis dos mananciais que se encontram muito abaixo dos padrões prudenciais necessários, assim como à falta de regularidade de chuvas que prejudica o abastecimento público de água.
No texto do decreto assinado por Masson, constata-se pelos índices pluviométricos que no período correspondido entre junho do ano passado a maio desse ano, choveu cerca de 55% do mesmo período relativo aos nãos de 2019 e 2020.
A previsão, segundo o decreto, é de uma crise muito pior com vazões dos mananciais muito baixas. O documento pontua ainda que há necessidade de redução imediata do consumo de água, a fim de evitar o desabastecimento e a utilização pela população de fontes alternativas, nem sempre de boa qualidade.
A situação de emergência fica decretada até o dia 31 de dezembro desse ano, podendo ser estendida até o início regular do período de chuva em Tangará, com isso ficam estabelecidas medidas preventivas de desperdício de água até a mesma data. “A adoção de medidas emergenciais de racionamento observará as variáveis de controle interno do SAMAE”, destaca o decreto.
PRÁTICAS VEDADAS
Irrigação de jardins, grama, com água do sistema público de abastecimento, ficando permitido com água de reuso, da mesma forma lavagem de veículos com mangueiras e molhar ruas, calçadas externas e despejar em vias públicas água de filtragem de piscina.



